Pesquisa

PagSeguro UOL

Doação PayPal

R$100,00 ao Mês por Exemplo
   
          

Vamos Frutificar

Organograma da Igreja:

 

Vídeos de Cruzadas e Escolas:

 

R.M.M.

Rede de Mobilizacao Missionaria:

CaminharSozinho

D.A. - Discipulado Apostólico 1+1:

discipulos

 

Estudos Bíblicos - AP - EVANGELISMO e DISCIPULADO
Índice do Artigo
Estudos Bíblicos
95 Teses da Reforma
AP - Barreiras para sermos Respondidos
Ciência não Exclui DEUS
Cientistas Descobrem Sodoma e Gomorra
Contemporaneidade dos DONS Espirituais
Curso de Exorcismo no Vaticano
Demônios que Energizam os Pensamentos dos Incrédulos
Entrevista Pastor Doug Fields
ESPANHOL - Adorando lo que Sabemos
ESPANHOL - Geración Profética
ESPANHOL - Mujer un Istrumento nas Manos de Dios
ESPANHOL - Una Iglesia en Avivamiento
AP - EVANGELISMO e DISCIPULADO
Exorcismo Científico
Expedição Russa sai em Busca da Arca de Noé
Feiticeira de En-Dor - I Sm 28.1-25
Feriados de Origem Pagã
História das Cartas do Baralho
Ap - História dos Avivamentos Espirituais
AP - Impedimentos de Entrar no Santo dos Santos
Informações Importantes sobre os
INGLES - Prophetic Generation
INGLES - The Church Livening
INGLES - Woman - An Instrument in God's Hand
AP - Intercessor na sala do Trono
AP - Jejum Bíblico
AP - Jejum Bíblico
Martírio dos Apostolos
AP - Métodos Dinâmicos para Manter a Chama Viva
MONDEX - ILLUMINATI
AP - Movimentos de Oração Modernos
AP - Movimentos de Oração Modernos
AP - Oração Cristã
AP - Oração Vitoriosa
Os Camelos Engolidos por Calvino
AP - Para que tanta Oração se Deus já sabe de tudo?
Paz com DEUS
Paz com DEUS
Primeiros Cristao e a Reencarnacao
Principais Datas do Evangelho no Brasil
Principais Datas do Cristianismo
Protestantismo: o que deu errado?
Queda da Babilônia
Sociedades Secretas e o Senhor Jesus Cristo - Parte 1
Sugestões Práticas para Equipes de Intercessão
AP - Tempo de Colher e não mais de Semear
AP - Tipos de Oração
AP - Tipos de Oração
AP - Você Precisa Orar
Todas Páginas

AP - EVANGELISMO e DISCIPULADO
por Pr. Jelson Becker

EVANGELISMO e DISCIPULADO

 

“Evangelizar é comunicar o Evangelho de tal forma que homens e mulheres tenham a oportunidade válida de receber Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador, tornando-se assim membros responsáveis do seu Corpo Espiritual, ou seja, sua Igreja.”

 

“Evangelismo é a experiência mais próxima a de ter um filho que um homem pode sentir. É anunciar as Boas Novas, para todos que ainda não fazem parte do Povo de Deus.”

 

“A missão primária da igreja é proclamar o Evangelho de Cristo e reunir os crentes em igrejas locais para serem  edificados na fé e tornarem-se eficazes no serviço, assim implantando novas congregações no mundo interio.” David J. Hesselgrave.

 

“A igreja que deixa de ser evangelística em breve deixa de ser evangélica”. Alexandre Duff

 

“A igreja que não evangeliza, se fossiliza”

 

 

Logo no início do novo testamento, encontramos João Batista pregando uma mensagem dura e de arrependimento pois era chegado o Reino de Deus: - “arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus”. Logo depois Jesus começa a manifestar entre os homens o Reino de Deus, inclusive ensinou-nos a orar pedindo “...venha o teu Reino...”.

 

Durante todo o período de ministério terreno, Jesus e seus discípulos percorreram cidades, vilas e casa anunciando que era chegado o tempo de Deus, um momento especial para o homem arrepender-se de seus pecados e receber a salvação.

 

Ao término de seu ministério terreno, Jesus deixa para seus discípulos uma tarefa específica para ser realizada: - “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:18-20

 

Esse tem sido o principal desafio inacabado até os dias de hoje... aquele grupo de pessoas que presenciou essas palavras já não existem mais, realizaram sua parte em sua geração. Muitos outros surgiram e deram sua contribuição para o cumprimento da ordem que Jesus deixou para a GRANDE COMISSÃO. Mas o evangelho ainda não foi pregado em todas as nações, muito menos ensinado para que fosse guardado todos os ensinamentos...

 

Missões e Evangelismo são a principal razão da Igreja existir!

Este seminário tem por objetivo mobilizar, despertar, inspirar, treinar e principalmente enviar você para obedecer esse ultimo pedido do Senhor Jesus Cristo.

 

Servimos a um Senhor que aproxima-se da videira frondosa para procurar frutos, logo Ele espera encontra-los. Como pai amoroso Ele quer que seus filhos sejam os melhores ramos, com os melhores frutos. Jesus deixou muito claro isso quando falou: - “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”. João 15:16

 

Muito mais que números, Jesus esta dizendo que espera de seus escolhidos números e qualidade. Alguns pensam que o Mestre não espera números, apenas qualidade... o que é um grande equívoco... outros ao contrário nutrem em seus corações a mentira de que o importante é crescer quantitativamente... e a “qualidade é Deus quem dá”... outro grande equívoco.

 

É sobre qualidade e quantidade que iremos tratar.  Frutos que permanecem e fazer discípulos que guardem tudo o que for ensinado estão diretamente relacionados ao que Deus espera de nós.

 

Abra seu coração, elimine todo seu pré-conceito e indisposição. Deixe que o Espírito Santo venha ministrar seu poder sobre você. A vontade de Deus para sua vida deve ser a sua preocupação principal.

 

Nosso Deus é um Deus bondoso e cheio de amor, mas também é exigente e espera resultados em quantidade e qualidade.

 

Não tenha medo... Esse mesmo Deus que procura em nossas vidas frutos, vem através de Jesus Cristo provar seu amor naquela cruz e através do Espírito Santo nos capacitar para o trabalho vitorioso.

 
O Duplo  Propósito da Igreja

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” Mt 28:19

 

Creio que a base para todo trabalho missionário ao longo da história da igreja, se resume nesse versículo.

Essas foram palavras dirigidas especificamente ao grupo de pessoas que se identificavam para a sociedade da época como “Discípulos de Jesus”. Se você  já teve um verdadeiro encontro transformador de vida com Jesus Cristo, alegro-me em comunica-lo que estamos inseridos nesse seleto grupo, que ainda nos dias de hoje continuamos a ser chamados de “Discípulos de Jesus”.

Sem Evangelismo não existe possibilidade de Discipulado e sem o Discipulado existe uma grande probabilidade de todo seu trabalho de Evangelismo ter sido em vão.

Não consigo aceitar, o fato de alguns escritores tentarem separar o Evangelismo do Discipulado. Em alguns seminários esses dois temas são ministrados independentemente, quando na realidade eles são juntos o único propósito pelo qual a igreja existe até os dias atuais.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações,” é uma afirmação imperativa. Ela transmite idéia de movimento e ação. É o que chamamos de evangelismo e visa apresentar as Boas Novas para quem ainda não conhece Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal.

Porém “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” corresponde a um longo e profundo trabalho de amadurecimento espiritual e membresia em uma igreja local. É o que chamamos de Discipulado e visa a edificação do ser humano.

 

Igrejas que não encontraram o equilíbrio entre esses dois princípios estão fora do propósito pelo qual Deus instituiu a igreja na terra. Os frutos que produzem precisam ser questionados e a liderança precisa buscar um perfeito equilíbrio entre esses dois aspectos com a máxima urgência.

 

Ao separarmos as duas coisas, geramos de um lado milhares de pessoas que fizeram a oração de conversão,  recebendo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador mas que nunca prosseguiram em seu crescimento de fé. E do outro lado, outro grupo de pessoas que ficam a vida inteira se reunindo para “estudos bíblicos”, seguindo um cronograma de temas que não atendem suas necessidades nem é capaz de tornar-se prático.

 

É possível que esse problema venha da destorcida interpretação bíblica sobre a GRANDE COMISSÃO. Para  alguns líderes separar o Evangelismo do Discipulado é resultado de uma exegese errônea do que Marcos teve em mente quando registrou a necessidade de Pregar o Evangelho e Mateus enfatizar a necessidade de Fazer Discípulos. Veja os seguintes textos:

 
A GRANDE COMISSÃO segundo a narrativa de Marcos 16:15-18

 

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.  Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;  pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

 

Marcos destacou A AÇÃO de EVANGELIZAR, que Jesus mandou fazer, portanto a ele é muito mais PRÁTICO. A ênfase esta NO QUE FAZER e nos sinais que seguirão aqueles que se dispõem a ir.

 

Muitos interpretam que Marcos esta preocupado apenas com a quantidade, o que não é verdade. Certo pastor uma vez falou: - “vamos sair para distribuir 4 mil panfletos, mas não parem para conversar com ninguém senão não vai dar tempo de alcançar todo o bairro.” Essa visão esta focada na quantidade e totalmente fora do que Marcos tinha em mente ao escrever o texto bíblico. Precisamos alcançar muito mais que 4 mil casas de um bairro, porém sem comprometer a qualidade.

 

 

 

 

 
A GRANDE COMISSÃO segundo a narrativa de Mateus 28:19-20

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:19-20

 

Mateus destacou O ENSINO E GUARDAR o que Jesus mandou fazer, ou seja,  ele destacou COMO FAZER, ensinando a guardar todas as coisas que Jesus ensinou.

 

 

 

 
 
A GRANDE COMISSÃO segundo a narrativa de Lucas 24:45-49

 

“Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas  e disse: -O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.  E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.”

 

Lucas nos ensina QUANTO FAZER o que Jesus mandou, destacando o OBJETIVO (levar a pessoa ao arrependimento) e a promessa de capacitação sobrenatural do Espírito Santo (Pentecostes).

 

 

 

 

 
A GRANDE COMISSÃO segundo a narrativa de João 20:22-23

 

“Depois soprou sobre eles e disse: -Recebam o Espírito Santo.  Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.”

 

João nos falou do PORQUE fazer o que Jesus ordenou, destacando o PROPÓSITO da evangelização, (resolver definitivamente o problema do pecado na história da humanidade e reconciliar o homem com Deus).

 

 

 

 

 

O fato é que todos os evangelistas falam do mesmo ensino de Jesus.

Em resumo, Jesus mandou EVANGELIZAR através do DISCIPULADO para o ARREPENDIMENTO, de modo que os pecadores sejam perdoados de seus pecados. Portanto não existe distinção entre EVANGELISMO E DISCIPULADO, ninguém tem o ministério só de Evangelizar ou só de Discipular, uma função esta intrínseca na outra. Pode haver pessoas com mais aptidões para um ou para outro, mas o fato é que essa pessoa possui essa dupla responsabilidade.

 

Outra questão importante para frisarmos é que esta ordem de Mt 28:19 é para todas as pessoas que um dia aceitaram a Cristo como seu Senhor e Salvador. Independente do ministério que venham a desenvolver depois de sua conversão, evangelizar e discipular outras pessoas é o mínimo que cristãos saudáveis e maduros devem realizar.

Acredito que existem pessoas no corpo de Cristo, especialmente capacitadas para desenvolver especificamente a função de evangelismo ou discipulado, mas isso não justifica deixar de realizar as duas. Talvez você tenha mais afinidades com o evangelismo e o discipulado seja muito mais difícil para uma pessoa com o seu perfil... isso é perfeitamente compreensível... existe a possibilidade de você ter um dom ministerial na área de evangelismo... mas isso não deve servir de pretexto para você deixar de discipular pessoas recém convertidas.

O ciclo do evangelismo e discipulado deve ser: CONVERSSÃO, APRENDIZADO, SANTIFICAÇÃO, REPRODUÇÃO. Todo verdadeiro discípulo de Jesus precisa passar por essas três ultimas fases pós conversão.

 

APRENDIZADO: É quando a pessoa esta chegando na igreja e começa a aprender a palavra de Deus. Seu código de valores e conceitos mundanos começam a ser comparados com os ensinamentos bíblicos e ela começa a entrar em crise, pois muitas coisas que durante toda a vida ela acreditou e praticou poderão estar contrários ao que a Bíblia ensina.

 

SANTIFICAÇÃO: É quando esse Filho de Deus já entendeu o que é certo e errado, qual a vontade de Deus para sua vida, como ouvir a voz de Deus (...) e esta disposto a deixar toda essa grande gama de conhecimento bíblico se transformar em vida dentro dele. Essa é a fase mais crítica do processo de amadurecimento cristão, geralmente é quando Deus nos passa pela moenda, nos quebra e modela de novo.

A grande parte dos cristãos que abandonaram a fé e/ou o convívio na igreja, o fizeram durante essa fase do processo de amadurecimento. Não basta o APRENDIZADO, é preciso deixar que o poder de Deus entre em ação nas áreas mais secretas de nossa vida e nos santifique. Assim deixamos de ser meros aprendizes da palavra de Deus e passamos a ser praticantes.

 

REPRODUÇÃO: O cristão reflete sua maturidade espiritual quando chega a essa fase do crescimento. Semelhante a uma planta, não faz sentido o produtor cultiva-la se no final seu fruto for estéril. Deus é especialista em investir nas vidas humanas e Ele espera que nós façamos o mesmo.

Muitas pessoas já devem ter investido em sua vida meu amigo leitor, pense em quantas pessoas já oraram por você desde que você conheceu a Cristo? Quantos já lhe aconselharam? Quantos já gastaram tempo, combustível e paciência para lhe ensinar a palavra de Deus? Quantos ainda irão investir a vida que possuem e sua vida? É isso que Deus procura, pessoas que invistam sua própria vida em outras vidas... semelhante ao que realizou Jesus, investindo sua própria vida em toda humanidade.

Ovelhas geram ovelhas, pastores não geram ovelhas.... eles apenas pastoreiam.

Pescadores existem para pescar peixes, e os peixes estão a espera dos pescadores.

Você já conduziu uma pessoa a conversão em Jesus? Você já é papai espiritual de alguém?

Quantas pessoas você já conduziu até Jesus e os acompanhou após a conversão no seu processo de amadurecimento espiritual?

 

Agora responda em que fase você se encontra atualmente?

 

Resposta:_________________________________________________________________

 

Escreva abaixo uma oração com respeito a que deseja fazer de hoje em diante:

 

 

 

 

 

 

 

 

Certa vez um missionário amigo estava trabalhando em um grande projeto missionário. Este projeto mobilizava toda sua cidade para um grande impacto evangelístico. Era uma cidade de aproximadamente 600 mil habitantes em ao término desse grande esforço evangelístico conseguiram apresentar o plano da salvação para mais de 250 mil habitantes daquela região...

Nas semanas que antecederam ao grande evento, constataram que o pastor de uma das igrejas daquela cidade ainda não havia mobilizado sua comunidade para o treinamento de evangelismo e discipulado que antecedia a grande cruzada.

O missionário foi procurar tal pastor para saber por que ainda ele não havia se organizado... o pastor constrangido... começou a falar sobre as dificuldades do ministério... Era um pastor de uma igreja histórica com mais de 30 anos de ministério naquela congregação e aproximadamente 500 membros...

Para livrar-se do missionário que insistia em convencer o pastor da importância de treinar suas ovelhas para que elas gerassem e discipulassem  outras ovelhas, aquele pastor falou em alta voz: - “Meu filho, eu não tenho nem, dez pessoas nesta igreja para enviar a esse treinamento da a grande Cruzada Evangelística...”.

O missionário indignado perguntou: - Como é pastor? O senhor esta me dizendo que depois de ter trabalhado mais de 30 anos nessa comunidade, ter construído todas essa estrutura o senhor não tem dez pessoas para enviar a um treinamento para que elas evangelizem e discipulem outros??? – “É isso mesmo meu filho, agora vai dando o fora...” respondeu o cansado pastor.

Inconformado o missionário encontrou coragem e disse: - “Então faça um favor para você mesmo... Fecha essa igreja e abre uma quitanda para vender frutas e verduras... vai dar mais resultado e benefício para a comunidade ao redor. Essa igreja não é igreja, é apenas uma associação... pois não esta cumprindo sua função, seu principal propósito pelo qual Deus a instituiu... Evangelizar e Discipular pessoas que ainda não conhecem a Cristo!”

 

Essa conversa parece ter sido muito dura.... mais reflete a situação da maior parte das igrejas brasileira.

A igreja não pode deixar de ser igreja!

Ela precisa executar com prioridade o seu principal propósito de existir: Evangelismo e Discipulado – Missão Integral para o Homem  Integral.

 

“Se eu viver ou morrer, que Cristo seja glorificado pela colheita de multidões da almas para Ele” Henrique Martyn (avivalista inglês que serviu como missionário na Índia – 1781 – 1812)

 



 

Relacionamento

Conexoes Ministeriais
 
escudos

Adquira o Livro:

LIVROOOOOO
 
Vamos a Moçambique?

logo Amor pelas Nacoes

Vamos ai Haiti e Cuba?

Julio Patrico em Haiti e Cuba

Sala de Oração ON-Line:

TOCAR O CEU PELA ORACAO

 Entre no Grupo 

facebook

 

 Canal YouTube

 

youtube

 

 

Galeria de Fotos

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da nossa igreja.
Receber em HTML?

Vem ai...

Sem eventos

Ministério Avivamento Extravagante | Escola de Ativação Profética.